Jornal da Band: Vou de Bicicleta, episódio 1

Posted on February 28th, 2012 in Bicicleta...,Filmes,imprensa,Visto por aí by Frederico

Mais uma vez apresento aqui bons exemplos vindos do outro lado do charco!
Desta vez o primeiro episódio de uma série de reportagens feitas pelo Jornal da Band.

Reparem na excelente infraestrutura de estacionamento que aqui é apresentada e de seguida perguntemo-nos porque é que cá no burgo não temos sequer ideia de quando tal coisa virá a ser necessaria!

Passem pelo sítio do Jornal da Band e deixem lá os vossos comentários à reportagem.






Recorde Mundial aos 100 anos

Posted on February 17th, 2012 in Bicicleta...,imprensa,Saúde by Frederico

Tinha 14 anos quando participou na sua primeira corrida de bicicleta, na altura até mentiu quanto à idade para poder participar pois era muito novo!
Hoje, 86 anos depois, é o detentor do recorde da hora no seu escalão (24,251 km): Mais de 100 anos!
Apesar de este recorde ter sido feito na pista do “World Cycle Center” na Suíça, Mr. Marchand não andava numa pista há 80 anos e, nos últimos 5 anos tem-se limitado a passeios inferiores a 100km afinal:
- “Não vale a pena exagerar. Ainda quero andar de bicicleta por mais uns tempos!”

Este evento foi organizado por Gérard Mistler, presidente de uma associação de promoção do Ciclismo a “Ardéchoise Cyclo-Promotion“:
- “Penso que ele é um exemplo humano dos benefícios do ciclismo”
- “O facto desta performance ser realizada no WCC, quartel-general da UCI é verdadeiramente simbólico!”

(Notícia completa e fotografia no sítio da UCI)

Robert Marchand

Ciclo Carteiros

Posted on May 6th, 2010 in Bicicleta...,imprensa by Frederico

Vamos voltar a ter o correio a ser distribuído de bicicleta!

Os Correios de Portugal (CTT) apresentaram hoje o ‘Projecto Terra’ representativo da nova política de sustentabilidade ambiental da empresa, assente na revitalização do tradicional carteiro de bicicleta através da distribuição de 300 bicicletas eléctricas pelos funcionários.

O grande destaque da campanha é a introdução de 300 bicicletas eléctricas nas rotas dos carteiros. “Vamos substituir os motociclos por bicicletas eléctricas e trocar os giros apeados por giros de bicicleta”, afirmou o responsável.

in Público

Bicicletas como solução para cargas e descargas

Posted on March 18th, 2010 in Bicicleta...,imprensa,Intermodalidade by Frederico

Nem eu estou a brincar nem isto é uma ideia inventada por uma qualquer associação de promoção da bicicleta!

Em San Sebastián, um estudo apresentado ao Conselho Assessor da Mobilidade apresenta várias solucções “para acabar con el lamentable espectáculo que se ve todas las mañanas en el Boulevard, la Brecha, Parte Vieja o en la calle Loiola con un reguero de furgonetas apoderándose de espacios peatonales, maniobrando a velocidades impropias…”

El país vasco propone la bici como solución a la carga y descarga

El eco-reparto en la última milla exigirá un centro de almacenamiento para después realizar una distribución flexible de las mercancías a lo largo de la jornada. La principal virtud de la medida es que el reparto no se concentra en pocas horas y que en el último kilómetro se evita la circulación de cientos de vehículos semipesados. Los escépticos ya se pueden ir bajando del burro porque las primeras medidas se pondrán en marcha en dos meses.

A notícia dá-nos ainda conta que a ideia é criar um centro de distribuição onde possa ser feita a armazenajem das mercadorias para que a sua distribuiçãos seja feita ao longo do dia por bicicleta, evitando assim que centenas de veículos semipesados façam os últimos quilómetros.

As autoridades da cidade basca estão também a implementar mais uma série de medidas de acalmia de tráfego, tais como zonas 30, e instalação de radares de velocidade.

Via Grupeta.com

Raí – exemplo nos relvados e fora dele

Posted on March 9th, 2010 in Bicicleta...,imprensa by Frederico

Lembram-se do Raí?
Jogador de futebol Brasileiro que foi campeão francês pelo PSG e foi também campeão do mundo em 1994 sendo inclusive o capitão da equipa?

Já há algum tempo que não ouvia falar dele; soube que é um dos fundadores, juntamente com o Leonardo (actualmente treinador do AC Milan), da Fundação Gol de Letrauma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza uma proposta educacional fundamentada na proteção integral à criança e ao adolescente, focando no direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer” onde é actualmente director-presidente.

Se isto é mais do que suficiente para ele ser um exemplo fora dos relvados, nao é só isso…
Descobri que ele quando voltou a morar no Brasil (mais concretamente em São Paulo), resolveu experimentar viver um ano sem carro.
Pois a experiência correu tão bem que ele para além de ter vendido o carro, já há dois anos que tem usado principalmente os transportes públicos e a bicicleta nas suas deslocações.
Como ele próprio diz «Melhorou muito a minha qualidade de vida»!

Podem ver uma entrevista com ele ao O Tempo online.

Quase 52% dos portugueses tem excesso de peso

Posted on November 19th, 2009 in Bicicleta...,imprensa,Saúde by Frederico

Tal como já por aqui falámos várias vezes (aqui, aqui e aqui) a obesidade é a verdadeira pandemia do séc. XXI.

Discute-se este fim no 13º Congresso Português de Obesidade um estudo que mostra que mais de metade dos portugueses tÊm escesso de peso e quase um terço das nossas crianças são obesas!

O mesmo estudo também fala dos perigos do sedentarismo!
Espero que no Congresso alguém se lembre que as crianças precisam de andar de bicicleta e se deve evitar que os papás e mamãs vão levá-las de carro a todo o lado!

Quase 52% dos portugueses tem excesso de peso

O primeiro estudo feito a nível nacional sobre obesidade concluiu que quase 52 por cento dos portugueses tem excesso de peso e que nunca como agora houve tantas crianças obesos. O presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade considerou este cenário aflitivo.

Alberto Galvão Teles, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, mostra-se preocupado com os números da obesidade

Alberto Galvão Teles disse que a obesidade atinge 30 por cento das crianças com dois a cinco anos e dos adolescentes, acrescentando que estes números «afligem qualquer meio cientifico».
Aquele responsável alertou que a «obesidade visceral», em que a gordura se deposita na abdómen, «é verdadeiramente grave» e deve-se ao tipo de alimentação, ao sedentarismo e ao stress.
O estudo sobre a obesidade será apresentado esta quinta-feira durante um congresso em Vilamoura.

Do Brazil a New York… em 1927!

Posted on September 17th, 2009 in Bicicleta...,imprensa by Frederico

Vale a pena ler e pensar!
Se há 80 anos ele conseguiu fazer isto, porque não havemos nós de conseguir ir de bicicleta para o trabalho?

Imagem do sítio http://www.ondepedalar.com

Exemplos de Zaragoza

Posted on June 24th, 2009 in Ambiente,Bicicleta...,imprensa,Saúde by Frederico
… IRONIA …

Aparentemente o Município de Zaragoza está doente!
Não é que eles estão a alterar o paradigma de circulação e têm umas ideias rocambolescas de pôr as bicicletas a andar na estrada?

Como é isto possível?
E não criam uma rede de ciclovias!?!?
Meu Deus, deve estar tudo doido!

… FIM IRONIA …

Felizmente que alguns políticos estão a conseguir ouvir os ciclistas e já perceberam que o lugar das bicicletas – como qualquer outro veículo – é na estrada e não nos passeios.

Para além do mais, quando já se percebeu que temos que devolver as cidades às pessoas e começar por medidas de acalmia de tráfego, nada como incentivar a utilização da bicicleta; basta ter uma na estrada para que o trânsito siga a uma velocidade compatível com os seres humanos e que tanto a probabilidade de acontecerem acidentes desça, bem como a gravidade dos mesmos.

Outra nota importante e que vem no mesmo sentido, é que os peões também vão deixar de ser obrigados a procurar uma passadeira para poderem atravessar a estrada!
Novamente uma medida que por si só faz mais para que o tráfego acalme que qualquer rotunda, lomba ou outra estrutura que custa dinheiro, manutenção e só vem complicar a circulação para todos.

Para terminar deixo aqui um resumo da notícia sobre Zaragoza:

Los ciclistas tendrás más prioridad frente al coche para circular en las calles de Zaragoza

* Las bicicletas sólo podrán ir por la acera en casos puntuales.
* La Policía Local multará a los quienes circulen ebrios o con el móvil.

Los ciclistas tendrán prioridad frente a los vehículos en todas las calles de un solo carril de Zaragoza, en las que el límite máximo de velocidad será de 30 kilómetros por hora, según la nueva ordenanza de circulación de peatones y ciclistas, que se aprobará en el próximo pleno municipal. De este modo, los conductores no podrán ni adelantar a los ciclistas ni acosarles cuando éstos circulen por la calzada.

Esta nueva norma también prevé cambios para los peatones, que podrán cruzar en las calles estrechas sin tener que buscar un paso de cebra, siempre y cuando se aseguren de que no entorpecen el tráfico y de que no corren riesgo.

Mais bicicletas públicas

Posted on May 14th, 2009 in Ambiente,Bicicleta...,imprensa,Intermodalidade by Frederico

Desta vez em Braga com uma novidade:
As bicicletas a disponibilizar serão eléctricas!

E são destinadas principalmente para os residentes, pois será necessário registar-se e, pelo que se pode ler na notícia a utilização mínima é de uma semana!

Braga disponibilizará mil bicicletas elétricas à população

Braga, 13 mai (Lusa) – A prefeitura de Braga (norte de Portugal) anunciou nesta quarta-feira que vai disponibilizar, a partir do verão, mil bicicletas elétricas em vários pontos da cidade, no quadro do projeto “Duas Rodas”.

O gabinete do prefeito adiantou que “o projeto enquadra-se na necessidade de promover mudanças comportamentais quanto à mobilidade urbana e de propor alternativas (ou complementos) aos transportes públicos”.

A iniciativa, que resulta de uma parceria com uma entidade privada, vai ser apreciada quinta-feira na reunião do executivo municipal.

Em comunicado, a prefeitura recordou que, “além de contribuir para solucionar algumas dificuldades de trânsito em contexto urbano”, o projeto “tem como pretensão fundamental a de diminuir a utilização de automóvel próprio, potenciando, assim, a qualidade de vida do utilizador”.

Curiosidade: a fonte é o sítio brasileiro da Agência Lusa ;)

Next Page »